Arrow

Videos

Anonymous reivindicam ataque contra site do Departamento de Justiça dos EUA

Por Pedro Santana Atualizado em 27 de jan. de 2013 ~ 0

Indignados pela morte do programador Aaron Swartz, o grupo Anonymous invadiu na manhã deste sábado (26/1), o site da Comissão de Sentenças do Departamento de Justiça dos EUA.

Anonymous reivindicam ataque contra site do Departamento de Justiça dos EUA

O criador do RSS e cofundador do site Reddit, Aaron Swartz, suicidou-se no dia 11 de janeiro, um mês antes da data marcada para comparecer ao tribunal para se defender em uma ação judicial movida contra ele pela procuradora federal de Boston. Swartz defendia a tese de que a Internet deve ser um meio de distribuição gratuita de conhecimentos.

A promotora moveu a ação judicial após Swartz ter invadido o site do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e de tribunais, para baixar milhares de documentos que só poderiam ser baixados com o pagamento de uma taxa, e depois torná-los públicos gratuitamente na Internet.

A pena de 50 anos de prisão mais multa de US$ 4 milhões, causou revolta na comunidade tecnológica e também na comunidade jurídica. Professores universitários, advogados e juízes ficaram chocados com uma pena tão grande para uma atividade que sequer é considerada criminosa.

O grupo Anonymous colocou uma mensagem no site do Departamento de Justiça, que criticava o sistema judicial americano.

"Cidadãos do mundo. O Anonymous vem observando, já há algum tempo, a trajetória da Justiça nos Estados Unidos, com crescente preocupação. Observamos o abandono pelo sistema dos nobres ideais para os quais foi criado e consagrado. Observamos a erosão do devido processo, a diluição dos direitos constitucionais, a usurpação da autoridade legítima dos tribunais, ao arbítrio dos promotores. Observamos como a lei é usada menos e menos para preservar a Justiça e mais e mais para exercer o controle, a autoridade e o poder dos interesses de opressão e ganhos pessoais".


Como mencionado na mensagem do Anonymous, a uma presunção de que a procuradora Carmen Ortiz estava pensando mais em seus ganhos próprios do que na punição de Swartz à altura de seu erro.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Leave a Reply

http://imageshack.us/a/img832/5950/iliu.png